Nascido em Maputo, a capital de Moçambique, rica em arte e cultura, Albino Mbie é um premiado músico, violonista, cantor, compositor e engenheiro de som. Alimentado pela desenvoltura e determinação que sempre caracterizaram os moçambicanos, Mbie construiu a sua primeira guitarra a partir de uma lata de óleo de 5 litros, aparas de madeira e cabos elétricos – com a tenra idade de 16 anos. Atraído pela música de rua da sua Maputo natal, Mbie logo começou a tocar com bandas da cena local.
“Mozambican Dance” é o seu primeiro álbum, que ele considera “estar em bruto, mas que muita coisa pode e deve ser explorada no futuro”.
Albino Mbie faz música que visa combinar entidades díspares em um todo orgânico, mantendo seus sabores únicos e puros – a música de sua terra natal, Moçambique, juntamente com suas experiências de viver nos Estados Unidos e viajar para muitos outros lugares do mundo, sobrepõem-se agradavelmente trate o ouvido do público com um som original de Afro-pop e Moz-Jazz. Imbuída de uma vibração mundana, a música incrivelmente acessível de Mbie exala sofisticação e, ao mesmo tempo, simplicidade.
Este álbum do Albino Mbie foi aclamado pela crítica e os seguintes títulos:
– Primeiro lugar, Concurso Internacional de Composição de Canções 2013, categoria World Music (EUA) dentre 2013 e 2014 ganhou o prémio de revelação do Ngoma Moçambique, em 2014 ganhou a Indicação para Melhor Artista Africano na Radio France International (RFI), seguiu em 2016 como finalista do single Where You Come From, John Lennon Songwriting Competition e em 2019 foi nomeado para os prêmios musicais de Boston de 2019 (MA, EUA).
Ainda em 2019 lançou o seu segundo álbum intitulado “ Mafu” álbum este que conta com 12 faixas.
Albino Mbie tem viajado intensamente ao redor do mundo em países como Moçambique, EUA, Itália, SA, México e muito mais. Ele também dividiu o palco com Mestres como Wayne Shorter, Richard Bona, Danilo Perez, Fatoumata e muitos mais.