Dona de uma voz única, inconfundível e melódica, Assa Matusse nasceu a 12 de Junho de 1994. Foi influenciada pelos moçambicanos, africanos e ritmos mundiais desde cedo. Motivada e inspirada pelas mulheres do bairro onde nasceu e ainda vive, pela particularidade de não precisar de muito para ser feliz e em meio a tanta negatividade, falta de oportunidades e acesso a ferramentas que potencializem e
facilitador na materialização de seus desejos e objetivos de vida permanecer firme e forte essas são experiências que se refletiram no primeiro álbum “+ Me”.
Em 8 anos de carreira profissional mesmo com muitas dificuldades Assa conseguiu ser positivamente no mercado musical moçambicano e ganhando visibilidade nos países onde ela já compartilhou sua música.
Aos 15 anos foi vencedora do concurso televisivo “Tribo Júnior ” este que iniciou em 2009 e teve o seu término em 2010 promovido pela STV e o teatro Gilberto Mendes. Assa ganhou também do produtor musical e empreendedor Zé Pires a oportunidade de gravar um CD e de trabalhar com os melhores produtores, arranjadores e músicos moçambicanos.
Concorreu no Ngoma, isto em 2013 onde ganhou o prémio de melhor nova artista feminina na alimentação da Ngoma Moçambique. No ano de 2015, ela foi convidada a fazer um intercâmbio cultural e estudar na Noruega (FK-Noruega). Venceu a competição internacional “ THE VOICE OF PANGEA” em 2016 realizada em Madrid na Espanha. Em 2017 Assa lançou oficialmente o seu primeiro álbum intitulado “+ EU” distribuído pela MODIGI, com uma digressão na Noruega e posteriormente em Maputo em CCFM, este álbum contém 15 faixas.
No Ano de 2018 fez parte do “Sons Festival do Índico” em Lisboa e “Festival Party” em Ovar, também em Portugal.
Em 2019 viajou para Noruega e Espanha onde participou do Festival cantos na mare em Galacia. Neste ano Assa estará em frança-paris para finalizar as gravações de seu Segundo álbum e fazer parte da residência artística “Cité Internationale des arts” de 9 de outubro de 2021 a 4 de abril de 2022.
Assa pretende trazer ao mercado seu segundo álbum “SOM-BECO’ ’que significa o som do meu beco que será produzido por produtores e arranjadores de diferentes partes do mundo incluindo moçambicanos a ser lançado no início do próximo ano.