A “Banda Kakana” foi fundada em 2004 por Azarias Arone (guitarrista “Jimmy Gwaza”) e Yolanda Chicane (cantora) na capital de Moçambique, Maputo. Muitas das músicas foram compostas pela dupla criativa. A música de Kakana não tem limites. Baseia-se no estilo de música moçambicana “Marrabenta” e funde-se com influências internacionais. A combinação de guitarras com a voz calorosa de Yolanda dá o som inconfundível de “Banda Kakana”.
A banda usa suas composições para espalhar mensagens de esperança, paz e amor. Kakana acredita que a música é uma linguagem universal de harmonia entre todos os seres.
A primeira música gravada pela banda foi “ Suhura” que foi composta pelo Djimmy e o mesmo esteve como produtor musical, a letra é uma adaptação do poema da Lilia Momplé “ Ninguém matou Suhura” que teve até então 250 730 visualizações no YouTube, também foi a música que abriu as portas do sucesso da Banda, juntamento com “ Xiluva”.
A banda tem um total de 37 músicas lançadas onde tem 2 álbuns nomeadamente; Serenata com um total de 15 faixas, e juntos com 16 faixas musicais, onde se destacaram; Suhura, a vida é bela, Nikarate, Serenata, Pokito, madlaissana, Karimanhana.
As músicas da banda são compostas pelo Djimmy, e o produtor musical.
Já partiparam em vários concertos dentro e fora de Moçambique, onde dividiram o palco com; Paula Fernandes, Edite Sukuma, Oliver Mutukuze, Stimela.