A obra traça-nos o percurso da marrabenta ao longo deste período, com base numa análise conjuntural aonde os aspectos políticos, culturais e económicos são levados em consideração na tentativa de explicar este fenómeno cultural. O livro, que resulta da adaptação da sua tese de licenciatura, será apresentado pelo historiador Joel Tembe e conta com prefácio do linguista Francisco Noa. A obra conta a história social da marrabenta, estilo musical urbano que se popularizou ao longo da década de 1960, em pleno período colonial, num contexto pouco favorável à promoção da cultura moçambicana e manteve-se popular até ao presente, apesar de momentos de menor fulgor em períodos imediatamente a seguir à independência nacional.
O texto tem como propósito demonstrar como esta evoluiu e estilizou-se, sem ignorar o seu contexto socio-político. Neste processo o enfoque recaiu sobre as duas principais associações de africanos: a Associação Africana (AA) e o Centro Associativo dos Negros (CAN), localizadas na cidade de Lourenço Marques, que estiveram por detrás do movimento de retorno às raízes, lideradas por José Craveirinha e Samuel Dabula, respectivamente. Com o estudo pretende-se valorizar a cultura moçambicana e expressar a necessidade de preservar e divulgar os géneros musicais moçambicanos, que são um importante factor para a afirmação da identidade cultural e da moçambicanidade.